Alta demanda leva clínica de transição a expandir após um ano de funcionamento

Por Marketing RPT

|

23.09.2025 às 12h17m

Em pouco mais de um ano de atividade, a Suntor Clínica de Transição, em Belo Horizonte, alcançou resultados que confirmam a necessidade crescente de serviços especializados em cuidados pós-hospitalares.

Nesse período, a instituição registrou mais de 9 mil atendimentos-dia e operou com média de 95% de ocupação, chegando a alcançar os 100% em determinados meses. O desempenho expressivo levou a diretoria a antecipar a estruturação de um plano de expansão que inclui tanto a abertura de uma nova unidade quanto a ampliação da estrutura já existente.

A clínica de transição, que hoje conta com 60 leitos ativos, aposta em um modelo de atendimento voltado para pacientes que necessitam de reabilitação clínica, recuperação pós-operatória e cuidados paliativos. Segundo o CEO Carlos Costa, a procura superou todas as expectativas iniciais e demonstrou que o setor de saúde demanda alternativas capazes de aliviar a pressão sobre os hospitais gerais. Ele destaca ainda que a Suntor vem alcançando indicadores importantes: taxa de readmissão inferior a 2%, redução do tempo de permanência em hospitais e sucesso em procedimentos que garantem menores taxas de eventos adversos pós-alta, além de maior autonomia e qualidade de vida aos pacientes, como o desmame de ventilação mecânica, de sondas alimentares e de traqueostomias.

Os planos de expansão envolvem não apenas novos leitos, mas também o fortalecimento do atendimento ambulatorial na clínica de transição. Entre as iniciativas anunciadas, está a criação do Pronto Amparo, disponível 24 horas por dia todos os dias da semana, para atendimento especializado para pacientes em cuidados paliativos e pacientes idosos com demandas clínicas de baixa e média complexidade não precisam mais ser direcionados a pronto atendimento de hospitais de alta complexidade, reforçando o caráter humanizado e multidisciplinar do trabalho da clínica. Visando a prevenção de hospitalização de pacientes portadores de lesões crônicas complexas, a Suntor lançou o Serviço de Terapia Hiperbárica, incorporado ao seu Centro de Tratamento Intensivo de Feridas Crônicas Complexas. Além, do Serviço de Toxina Botulínica, com foco em reabilitação de pacientes portadores de sequelas incapacitantes e condições crônicas, tem como objetivo auxiliar no controle da dor, na melhora funcional e na qualidade de vida dos pacientes, utilizando a toxina botulínica com indicações exclusivamente terapêuticas. Outro destaque é o credenciamento junto a mais de 30 operadoras de saúde, incluindo algumas das maiores do país, além das parcerias estabelecidas com hospitais que já encaminham pacientes para continuidade do cuidado em ambiente adequado. 

Além do desempenho assistencial, a Suntor tem buscado consolidar sua posição institucionalmente. A clínica participa do programa Valora Minas, do governo estadual, e atua em articulação com o Ministério da Saúde, ANS e Anvisa para que o modelo de cuidado de transição seja incorporado de forma mais ampla ao sistema de saúde brasileiro. Para a direção, esse diálogo é fundamental para garantir que a expansão seja acompanhada de avanços regulatórios capazes de beneficiar todo o setor.

Com a nova fase de crescimento, a Suntor Clínica de Transição reforça sua missão de oferecer cuidados pós-hospitalares de excelência, unindo tecnologia, equipe especializada e atendimento humanizado. A expectativa é que a ampliação garanta maior acesso da população a serviços que já se mostraram decisivos para a recuperação e qualidade de vida de pacientes que necessitam de suporte após a alta hospitalar.

WebStories

Sustentabilidade do sistema de saúde Remuneração Baseada em Valor: quais os benefícios para o Sistema de Saúde no Brasil? Conheça as 3 linhas de cuidados da fisioterapia em uma clínica de transição Cuidados continuados integrados: como atender as necessidades dos idosos
Sustentabilidade do sistema de saúde Remuneração Baseada em Valor: quais os benefícios para o Sistema de Saúde no Brasil? Conheça as 3 linhas de cuidados da fisioterapia em uma clínica de transição Cuidados continuados integrados: como atender as necessidades dos idosos